É sempre bom ter referências sobre o local onde vamos nos encontrar. Então aqui vão alguns dados do CTG, inclusive a explicação do nome LALAU, que não se trata de nenhum "lalau".
O CTG Lalau Miranda foi fundado em 24 de março de 1952. O patrono é Estanislau de Barros Miranda, conhecido em todo território passo-fundense como LaLau Miranda. Homem, no dizer dos seus familiares, de razoáveis posses, campeiro, músico e muito bem relacionado, nascido em Passo Fundo em 24 de novembro de 1853, filho de Francisco de Barros Miranda, herói da Guerra do Paraguai e que presidiu o Conselho Municipal de Passo Fundo, em 1865.
Os fundadores do CTG Lalau Miranda escolheram um lema que retratava, muito bem a aproximação de Passo Fundo com os fundadores do primeiro CTG, o "35" de Porto Alegre: "Em qualquer chão, sempre gaúcho, pelo bem do Brasil".
Participando do Movimento Tradicionalista Gaúcho, pertence a 7ª RT, possui sede própria na Rua Uruguai, onde está localizado o seu grande Galpão Crioulo e também uma área campeira no Parque de Rodeios da Roselândia em Passo Fundo. Tem um quadro social de mais de 3.000 associados.
O CTG Lalau Miranda é um marco do tradicionalismo, mantém, na parte Artística, as Invernadas de Danças: Pre-Mirim, Mirim, Juvenil, Adulta e Xirua, além de Interpretes, Gaiteiros, Violeiros, Chuleadores, Declamadores, Conjunto Vocal e Instrumental e um conjunto de 4 Invernadas Campeiras. A entidade já representou Passo Fundo nos mais diversos Rodeios.
Atualmente o Patrão desta Entidade Tradicionalista é o Sr. Rogério Endres de Rezende.
Nenhum comentário:
Postar um comentário